Estética da Mama
Reconstrução Mamária
Alternativas de reconstrução de mama e suas vantagens e desvantagens entre si:
Reconstrução com próteses e ou expansores de tecido:
Não forma cicatrizes em outros locais além da mama. A musculatura local poderá ser empregada para a cobertura da prótese. Baixo tempo cirúrgico: de 1 a 2 horas. O tempo médio da troca do implante é de dez anos.
Reconstrução com retalhos dos músculos reto abdominais:
É praticada na parte inferior do abdome a fim de modelar a nova mama. Em sua maioria não requer colocação de prótese de silicone. A desvantagem deste procedimento, em confronto ao anterior, é o de maior tempo cirúrgico e o abdome ficará sem um ou os dois músculos retos abdominais que defende e fortalecem a parte medial da parede abdominal. Para compensar a fraqueza, procede-se a uma reconstrução da parede debilitada com tecidos próprios locais e tecidos autólogos como telas.
Reconstrução com músculo grande dorsal e prótese:
Utiliza o músculo grande dorsal, que se localiza no dorso, entretanto, necessita a utilização de prótese de mama, pois, nesta parte do corpo, não há um tecido volumoso para a modelagem da mama como a parte inferior do abdome costuma ter.
Mamoplastia Redutora
Visa em reduzir e, em alguns casos, suspender a mama. Existem diversos procedimentos cirúrgicos que são aplicados de acordo com a anatomia da paciente. A finalidade da cirurgia é deixar a mama em um formato cônico com aréola e o mamilo no centro deste cone, projetando a mama.
Prótese Mamária
Destina-se aumentar o volume de mamas. Pacientes chegam a desenvolver uma postura inadequada por não terem as mamas bem formadas. O tamanho deverá ser simétrico ao tórax da paciente. As próteses são colocadas por meio de pequenas incisões, com resultado praticamente imediato.